A canção “Golden”, que integra a trilha sonora da animação da Netflix, “K-Pop Demon Hunters”, continua a surpreender o mundo da música. Com a ascensão contínua, o hit dominou as paradas globais, alcançando o topo tanto na Billboard Hot 100 dos EUA quanto na Official Singles Chart do Reino Unido. Agora, a influência de “Golden” se espalha por todo o universo do K-Pop, resultando em um fenômeno de covers que está ganhando destaque.
A Corrida por Covers e o Desafio Musical
O que tem chamado a atenção de todos é a avalanche de covers de “Golden”. Artistas de renome estão lançando suas próprias versões da música. O cover da cantora An Yu-jin, do grupo IVE, virou um sucesso absoluto, acumulando mais de 7,72 milhões de visualizações no YouTube, tornando-se um dos mais populares. O cover da influenciadora e youtuber Park Da-hye também viralizou, com mais de 6,31 milhões de visualizações. Outras cantoras experientes como Bada (do grupo S.E.S) e Ailee também atraíram a atenção do público com mais de 3 milhões de visualizações em suas versões.
Muitos outros artistas, como So Hyang, Solar (do grupo Mamamoo), Park Hye-won (HYNN), Park Ki-young, Seo Eun-kwang (do grupo BtoB), Kwon Soon-il (do grupo Urban Zakapa), Younha e Fifty Fifty, também deram a sua interpretação pessoal à faixa. Até mesmo a comediante Lee Su-ji entrou na onda, mostrando que o desafio de “Golden” é para todos.
Grupos como o STAYC também se destacaram, com uma performance ao vivo e cheia de energia no programa “Live Wire” do canal Mnet, impressionando o público com o poder vocal das integrantes. A cantora Izna, uma nova estrela, também cantou a música durante o show de celebração do 80º aniversário da libertação da Coreia, em Seul, e foi aplaudida por todo o país.
O Segredo de “Golden”: Uma Músic Difícil, Mas Irresistível
O fascínio de “Golden” reside em sua complexidade musical. A música foi co-composta por EJAE, que também é a responsável pelos vocais da personagem Lumi na animação. Em uma entrevista ao The Washington Post, a diretora de “K-Pop Demon Hunters”, Maggie Kang, disse que a música foi um dos maiores desafios do filme. Ela queria que a música parecesse que “o cantor está se esforçando ao máximo para alcançar as notas mais altas, usando todo o seu talento, dedicação e superando seus limites físicos”. Maggie também ressaltou que a dificuldade da canção é o que a torna tão atraente. “Se uma música é difícil, as pessoas querem tentar cantá-la”, comentou a diretora, explicando o motivo por trás da popularidade do hit.
“K-Pop Demon Hunters” Domina a Billboard
O sucesso da trilha sonora de “K-Pop Demon Hunters” se refletiu nos gráficos da Billboard. Pela primeira vez na história da animação, três músicas de seu álbum atingiram simultaneamente o top 10 na Billboard Hot 100 dos EUA. “Golden”, da banda fictícia HUNTR/X, conquistou o 2º lugar.
Apesar de ter caído uma posição em relação à semana anterior, a faixa teve um aumento de 4% nas reproduções por streaming e se manteve no topo da lista “Streaming Songs” por quatro semanas seguidas.
O sucesso da trilha sonora não para por aí. As músicas do grupo rival fictício, “Saja Boyz”, também subiram nas paradas. “Your Idol” subiu quatro posições, alcançando o 4º lugar, sua primeira vez no top 5. O hit “Soda Pop” também subiu quatro posições e entrou para o top 10, no 10º lugar. Com isso, os Saja Boyz tiveram duas músicas simultaneamente no top 10 da Hot 100, um feito que era comum nas décadas de 70 e 80, mas se tornou raro desde os anos 90.