O aguardado Marvel’s Spider-Man 2 da Sony chega hoje, 30 de janeiro, ao PC. Embora a adaptação para computadores estivesse em desenvolvimento há algum tempo, apenas agora sabemos exatamente como o jogo rodará em diferentes configurações de hardware.

No PlayStation Blog, a desenvolvedora Nixxes Software compartilhou os detalhes sobre os recursos avançados da versão para PC, destacando que o port foi desenvolvido para “ajustar desempenho e fidelidade gráfica em uma ampla variedade de configurações de hardware”.

Com um novo trailer divulgado, a versão de PC de Spider-Man 2 elimina a necessidade de login na PSN para jogadores de computador e traz melhorias como Ray Tracing avançado e suporte ao DLSS 3.5 Ray Reconstruction.

“Em Marvel’s Spider-Man 2 para PC, com a reconstrução de raios ativada, vemos reflexos mais detalhados, sombras mais definidas e efeitos aprimorados ao visualizar o Ray Tracing em ângulos mais acentuados”, explicou Menno Bil, programador gráfico da Nixxes. “Também notamos melhorias nos interiores renderizados por Ray Tracing e uma redução significativa de ruídos e artefatos visuais.”

O jogo também oferece suporte a tecnologias como DLSS 3, FSR 3.1 Upscaling e Frame Generation, além do upscaling XeSS da Intel. O DLSS 4 Multi Frame Generation não é suportado nativamente, mas pode ser ativado via aplicativo da Nvidia, melhorando ainda mais a qualidade da imagem.

Para quem deseja jogar em monitores ultrawide, Spider-Man 2 traz suporte a proporções de tela de até 48:9, permitindo que todas as cinemáticas sejam exibidas sem cortes em telas de até 32:9.

Os requisitos de sistema foram divulgados em configurações com e sem Ray Tracing. Quem não faz questão de reflexos avançados pode rodar o jogo em 720p a 30 FPS em um sistema modesto, equipado com Nvidia GTX 1650, Intel Core i3 8100 e 16 GB de RAM.

Para aqueles com hardware mais potente, o jogo pode rodar em 4K a 60 FPS com a opção “Ray Tracing Ultimate” ativada. Nesse caso, são necessários uma RTX 4090, um AMD Ryzen 7800X3D e 32 GB de RAM.

Mas o jogo roda no Steam Deck? Considerando os requisitos elevados de RAM e a necessidade de uma placa gráfica moderna, Spider-Man 2 pode até funcionar, mas ainda não há certificação para o dispositivo. Tanto Spider-Man quanto Spider-Man: Miles Morales receberam ports para PS4, o que facilitou a escalabilidade. No entanto, Spider-Man 2, exclusivo do PS5 até então, pode exigir mais do hardware portátil.

De qualquer forma, a variedade de opções de configuração foi elogiada pela comunidade. Em um comentário no Reddit, um usuário afirmou: “Essa deve ser a melhor lista de requisitos de sistema que já vi.” Outro adicionou: “Sinceramente, ótimo trabalho. Se o desempenho corresponder a isso, será muito bem recebido.”